Em (15/5) chegamos à metade de maio com um emplacamento de apenas 28.753 veículos, na soma de automóveis, caminhões e ônibus. Se não houver um aquecimento nas vendas ou reabertura parcial de Detrans, a projeção é para um volume inferior a 60 mil unidades, número praticamente igual às 55,7 mil unidades emplacadas em abril – pior mês em 20 anos. A média diária de emplacamentos não chega a 3 mil unidades, quando o normal antes da pandemia girava em torno de 11 mil.
Na comparação com maio de 2019, a queda é de 72%. O encolhimento maior ocorre entre os automóveis (75%), seguidos por ônibus (70%), comerciais leves (63%) e caminhões (44%). No acumulado do ano, a retração de vendas de autoveículos até ontem era de 32%. Antes da pandemia, o mercado crescia 9% em relação a 2019, o que amplifica a dimensão da queda.
O ranking de modelos mais emplacados mostra uma estabilização dos modelos mais vendidos antes da crise, com um top 5 formado por Chevrolet Onix (1.636), Hyundai HB20 (1.016), VW Gol (966), Ford Ka (969) e Onix Plus (843). O recém-lançado Chevrolet Tracker lidera entre os SUVs, com 779 emplacamentos, seguido de perto pelo Jeep Renegade (731), líder até então.
Já entre as picapes, chama a ascensão das médias, com a dupla Toyota Hilux (830) e Ford Ranger (791) liderando o ranking, à frente de Fiat Toro (715), Fiat Strada (643) e Chevrolet S10 (623). Vele lembrar que alguns Detrans fechados podem levar a uma subnotificação de vendas, já que muitos modelos vendidos podem não ter sido emplacados e registrados no Renavam, que divulga esse ranking.
Fonte : autobuzz