O incômodo quebra-sol que nem sempre obstrui a luz do sol adequadamente e às vezes atrapalha a visão está com os dias contatos. Isso porque a Bosch mostra uma solução bem mais eficiente na CES 2020, em Las Vegas (EUA), maior feira de tecnologia do mundo. A invenção foi premiada na feira e resolve de vez os problemas de visibilidade em qualquer condição climática, o que deverá ajudar, inclusive, a reduzir acidentes.
O quebra-sol tradicional não está equipado para lidar adequadamente com essa questão de segurança. Na melhor das hipóteses, ele bloqueia parte da luz do sol nos olhos, mas junto disso, parte da visão também é bloqueada. O novo equipamento usa um visor de LCD e algoritmos inteligentes para bloquear intuitivamente o brilho do sol e não a visão da estrada à frente.
O Visor Virtual vincula um painel LCD a uma câmera de monitoramento do motorista ou ocupante para rastrear a sombra projetada pelo sol no rosto dos indivíduos. O sistema usa inteligência artificial para localizar o motorista na imagem da câmera e também para determinar os pontos de referência no rosto – incluindo os olhos, nariz e boca – para que ele possa identificar sombras.
O algoritmo analisa a visão do motorista, escurecendo apenas a seção da tela em que a luz bate nos olhos. O restante da tela permanece transparente – o que favorece a visão, já que não há um escurecimento total do display.