Atualmente segmento mais concorrido do mercado brasileiro, a categoria dos SUVs teve algumas mudanças bruscas no ranking dos modelos mais vendidos em março. Ainda sem sentir tanto o impacto do isolamento social necessário por conta do CODIV-19 quanto outras categorias, o segmento mudou de líder novamente.
Jeep vs. Volkswagen
A briga entre Volkswagen e Jeep está esquentando mês a mês. Em janeiro quem liderou foi o Jeep Renegade, que passou sua coroa para o VW T-Cross em fevereiro. Mas agora em março, a liderança voltou ao porta-malas do modelo da FCA.
Ambos venderam menos em fevereiro quando comparado a dezembro, com queda de 16,1% no Renegade e 17,7% no T-Cross. A diferença entre eles continua apertada: apenas 75 unidades.
Novatos
Pela primeira vez desde que foi lançado no Brasil, o CAOA Chery Tiggo 5X entrou no ranking dos SUVs mais vendidos. Em março, o modelo teve alta de 15% nas vendas, impulsionado principalmente pelo recente facelift e pelos descontos para o modelo antigo.
A estreia foi forte, na nona colocação, deixando modelos consagrados como Renault Duster, Honda WR-V e Citroën C4 Cactus para fora do ranking.
Outro que chegou causando foi o Chevrolet Tracker, recentemente renovado, o SUV compacto renasceu das cinzas, teve aumento de 42,5% nas vendas e pulou direto para a oitava colocação no ranking. Apesar de ter virado motivo de briga entre Chevrolet e VW nas redes sociais, o Tracker promete dar dor de cabeça para Renegade e T-Cross na liderança.
Terreno perdido
Enquanto Tiggo 5X, Captur e Tracker tiveram um bom momento em março, outros SUVs amargaram quedas expressivas em suas vendas. Exemplo disso é o Jeep Compass, que despencou para a quinta posição no ranking com retração de 34,6% no volume comercializado no mês.
Apesar de ter mantido a terceira colocação, o Nissan Kicks enfrentou queda de 27,3%, sendo o segundo SUV do ranking com maior queda. O Hyundai Creta vem logo sem seguida com diminuição de 21,9% no volume comercializado quando comparado a fevereiro.
SUVs mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2020:
1. Jeep Renegade: 4.492 unidades
2. Volkswagen T-Cross: 4.417 unidades
3. Nissan Kicks: 3.597 unidades
4. Hyundai Creta: 3.484 unidades
5. Jeep Compass: 3.059 unidades
6. Honda HR-V: 2.761 unidades
7. Ford EcoSport: 2.050 unidades
8. Chevrolet Tracker: 1.907 unidades
9. CAOA Chery Tiggo 5X: 1.192 unidades
10. Renault Captur: 1.117 unidades
Fonte: Fenabrave