Comprar um Jet Ski é o sonho de consumo de muitas pessoas, sejam elas amantes do mundo náutico ou aquelas que querem apenas se divertirem nas férias e finais de semana com familiares e amigos. No entanto, há quem pense que essa aquisição é sinônimo de um alto investimento, além dos custos com a manutenção.
Mas o que não se sabe é que a verdade não é bem essa. Você sempre sonhou em ter um Jet Ski para chamar de seu? Então acompanhe este post e veja o que avaliar na hora de comprar um e veja que há um modelo para cada bolso! Confira!
Existem diversos detalhes que devem ser observados na hora de comprar um Jet Ski. São essas minúcias que garantirão a sua satisfação. Para que você não cometa erros, separamos 5 detalhes imprescindíveis.
De maneira geral existem dois tipos de Jet Ski: o modelo em pé e o modelo sentado.
Esse tipo é esportivo, tem capacidade apenas para uma pessoa e exige mais habilidade para ser conduzido. Mas se o seu interesse é o esporte radical, esse modelo permite que você realize um grande número de manobras.
São mais fáceis de serem pilotados e podem ser de 2, 3 e 4 lugares. Essa é a sua melhor opção se o seu objetivo for recreativo ou se você ainda não possui muita experiência para conduzir esse tipo de embarcação.
Existem algumas marcas no mercado nacional de motos aquáticas, mas três delas se destacam no mercado: Yamanha, Kawasaki e Sea Doo.
Essa é a marca que possui a maior variedade de modelos de Jet Ski: são 11 no total. Entre eles está um dos mais populares, o Yahmaha FZS SVHO – 2016.
Outra importante e respeitada marca do mercado nacional, a Kawasaki atualmente está com 2 novos modelos: o Ultra 310 R e o Ultra 310 LX.
A Sea Doo é uma tradicional marca de motos aquáticas que há anos se destaca entre as líderes do setor. Possui 12 modelos entre os mais diversos, seja o seu estilo divertido, competitivo ou recreativo.
A motorização do Jet Ski é dividia em dois tipos, os com 2 tempos e aqueles com 4 tempos, que surgiram apenas em 2003. Existem prós e contras para ambos os tipos de motorização. Leia abaixo quais são as principais características de cada uma:
São motores menores, mais compactos. Mas não se engane: eles não são menos potentes por isso! Por possuir um menor número de peças e apresentarem uma mecânica mais simples, eles são mais baratos.
Entretanto, esse tipo de motor requer injeção de óleo no combustível, o que o torna menos econômico e mais poluente ao meio ambiente.
Esse tipo de motor não necessita de injeção de óleo no combustível, você pode concluir que sua autonomia é maior e ele é menos agressivo à natureza. O seu sistema de injeção eletrônica, além de também contribuir para a economia de combustível, garante um melhor desempenho do motor.
Além disso, os seus mecanismos são semelhantes aos de um carro. Como, por exemplo, seu sistema de refrigeração, que como um radiador de um carro, não necessita captar água externa. O que facilita muito, principalmente quando se navega em águas salgadas.
Esse motor apresenta maior durabilidade se comparado com o outro modelo. Entretanto, eles são mais pesados, mais caros e necessitam de uma assistência técnica especializada. Assim, sua manutenção é mais custosa.
Esse detalhe é importante de ser observado somente se você for comprar um Jet Ski usado. Como tempo de uso é possível que o casco da embarcação sofra trincas. E, apesar de existir aquelas que não causam danos à estrutura da embarcação, algumas comprometem o Jet Ski.
Se a danificação do casco estiver restrita às camadas mais superficiais, não tem problema. Geralmente são apenas arranhões na pintura, comuns com o uso.
É importante observar também a parte inferior da embarcação. São comuns danificações na saída de água do Jet Ski consequentes do atrito na areia da praia ou por conta das pedras na beira do rio. Caso a trinca ou o furo não passe de 2 mm, não há o que se preocupar. Se forem mais profundas, fique atento.
Os acessórios fazem toda a diferença na hora da diversão e da performance. Portanto fique atento a diferente detalhes, tanto se for comprar uma máquina nova quanto uma usada.
Nas motos aquáticas usadas, é importante observar:
Já nos modelos novos, observe:
Fonte: https://blog.socialboats.com.br/