O segmento dos sedãs médios deve ter mais uma perda ainda em 2020. O Citroën C4 Lounge dá todos os indícios de que não será mais vendido em breve. Está disponível em somente uma configuração, tabelada a R$ 103.990, mas isso se você encontrar o carro em alguma concessionária. Motor1.com apurou que muitas já nem possuem mais o veículo no estoque e dizem não receber nenhuma unidade desde o início do ano. Para completar, uma executiva da marca na Argentina confirma que o sedã não está sendo enviado para o Brasil.
Valère Lourme, diretora de marketing da Citroën Argentina, deu uma entrevista ao site Argentina Autoblog, comentando sobre o lançamento do C4 Cactus C-Series no país e outras novidades da marca. Na pergunta sobre o que a Citroën importa do Brasil para lá e o que é enviado de volta, a executiva revelou que nenhum carro está sendo enviado para cá e que o C4 Lounge está abastecendo apenas o mercado interno, além de algumas unidades para o Uruguai.
Enquanto isso, o cliente que entrar no site da Citroën vai ver o C4 Lounge na versão Shine 1.6 THP automática, por R$ 103.990. E o configurador revela que o carro é ano/modelo 2019. Motor1.com entrou em contato com concessionárias em São Paulo para pesquisar pelo modelo e apenas duas tinham o sedã em estoque, ambas com apenas uma unidade. Muitas das lojas diziam que o sedã não chegava ao país desde dezembro passado.
Nos emplacamentos, o C4 Lounge dá seus últimos suspiros. O melhor mês do ano foi em abril, quando emplacou 102 unidades e, desde então, não conseguiu passar de 20 unidades licenciadas. Há poucos dias do final de outubro, o sedã francês está com apenas 2 unidades registradas.
Motor1.com questionou a filial brasileira sobre a declaração de Lourme e o desaparecimento do C4 Lounge das concessionárias, mas ainda não obteve qualquer resposta sobre a situação do sedã médio no país. Antes, a fabricante dizia que a estratégia de versão única para o carro havia sido tomada para adequar a oferta do modelo.
Sem o Citroën C4 Lounge, a linha da marca francesa no país fica ainda menor, oferecendo apenas o hatch C3 e os crossovers Aircross e C4 Cactus. A boa notícia é que a fabricante está trabalhando em uma nova linha para o Brasil, a ser produzida em Porto Real (RJ) e que, segundo rumores, deve contar com um hatchback, um sedã e um crossover. A empresa também tinha planos de trazer o C5 Aircross ao país, porém era previsto para 2019 e até agora não deu as caras – com a disparada do dólar, há grandes chances de que tenha sido adiado ou mesmo cancelado.
FONTE:
Motor1