Aeronave cargueira realiza operação inédita na capital catarinense e marca nova fase do terminal recém modernizado.
O aeroporto internacional de Florianópolis recebeu pela primeira vez um voo com o Boeing 747-400. O voo fretado chegou na capital catarinense na quinta-feira (11) após uma viagem intercontinental, que começou na China e levou para Santa Catarina materiais hospitalares encomendados por um importador privado.
A operação é inédita no aeroporto, já há 25 um 747 não pousa em Florinaópolis, a última vez foi um 747-200, versão ligeiramente mais leve que o atual avião. Todavia, na ocasião o pouso foi uma escala técnica e não tinha como destino a cidade catarinense.
O avião que ostenta as cores básicas da tailandesa Thai Airways é operado atualmente pela Terra Avia, da Moldávia, o pequeno país europeu encravado entre a Romênia e a Ucrânia.
A operação foi possível após as obras de melhoria realizada pela concessionária Floripa Airport, que elevou a classificação do aeroporto para Código E, permitindo a operação com aeronaves do porte do 747 e 777-300ER. O terminal foi homologado, junta à Anac, dentro das novas especificações em outubro de 2019.
Entre as principais melhorias realizadas estavam a ampliação da pista principal de pouso e decolagem; alargamento da pista com a implementação de acostamentos; aumento da capacidade de pátio com a inauguração do novo terminal; a construção de áreas de segurança nas cabeceiras (RESA).
Fonte : aeromagazine