Modelo lançado em 2000 como evolução da família GV se tornou referência no segmento e quebrou 55 recordes mundias
A Gulfstream anunciou hoje (17), a venda do último G550, abrindo caminho para a produção e desenvolvimento dos modelos mais recentes do fabricante, como os recém certificados G500 e G600. A expectativa é que a última unidade do consagrado G500 seja entregue em 2021.
Embora a Gulfstream tenha anunciado o fim a produção do G550, o fabricante ressaltou que continuará a dar todo o suporte necessário à aeronave, em seus mais de 30 centros de serviço a e autorizados espalhados nos cinco continentes.
O G550 foi por vários anos uma referência no segmento de cabine larga e longo alcance. O jato de negócios era o líder da família Gulfstream até meados de 2008, quando foi anunciado o lançamento do G650, que rompia com grande parte dos programas anteriores, inovando ainda mais em aerodinâmica, performance e cabine. O G550 era um dos herdeiros do programa GV, que recebeu uma série de melhorias ao longo dos anos, incluindo as versões mais recentes que ganharam modernizações baseadas nos jatos recém desenvolvidos.
Anunciado em 2000, o G550 começou a operar em 2003 e foi o primeiro avião da família a contar com então sofisticada cabine de voo Gulfstream PlaneView, que recebeu uma série de aperfeiçoamentos desde então. Com enorme capacidade de alcance e altitude, o G550 registrou em quase duas décadas 55 recordes de velocidade.
Fonte: aeromagazine