Com foco em deslocamentos ágeis e com facilidade para pousar nos mais diversos locais, muitas vezes, as viagens de helicóptero acabam durando pouco. Com isso, confortos e requinte nem sempre são levados em consideração.
No entanto, algumas aeronaves podem ter um interior mais luxuoso que a primeira classe de muitas companhias aéreas. Um desses exemplos é a série ACH (Airbus Corporate Helicopters), da Airbus. O interior desses helicópteros pode ser personalizado de acordo com o interesse do cliente. São feitas parcerias com marcas e profissionais famosos, como Hermès, Mercedes-Benz e o designer inglês de iates Peder Eidsgaard.
Uma parceria entre a Airbus e a Mercedes-Benz resultou em uma série exclusiva dos ACH145, o Mercedes-Benz Style. O interior desse helicóptero lembra os carros da fabricante alemã, com detalhes no couro e nos cintos de segurança que remetem aos produtos daquela marca.
Uma iluminação personalizada também pode ser encontrada nesse modelo, que tem os vidros escurecidos para tornar a viagem mais confortável. A privacidade também faz parte desse helicóptero, que tem o espaço dos passageiros fechado, separado da área de pilotagem do restante da cabine.
Sua capacidade de transporte é de até nove passageiros (mais o piloto), e tem um alcance que chega a 819 km, voando por mais de quatro horas e meia.
A versão de transporte VIP do Sikorsky S-76 se destaca em relação aos demais modelos dessa família de helicópteros por possuir um interior personalizado, com frigobar e cabine de passageiros isolada da cabine de pilotagem, garantindo mais silêncio à aeronave.
O modelo VIP do S-76 também se diferencia dos modelos de transporte comum e de resgate aeromédico, por exemplo, por possuir ar-condicionado como item de série, garantindo mais conforto ainda para quem voa nele. Não à toa, foi um dos helicópteros escolhidos para transportar a rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra.
O modelo S-76D, focado exclusivamente no mercado VIP, atinge a velocidade máxima de 287 km/h. Normalmente, esse helicóptero comportaria até 13 passageiros e mais dois tripulantes. Entretanto, o modelo VIP tem sua cabine alterada para manter o conforto e o luxo interior, o que pode significar transportar menos pessoas.
O modelo VIP do Leonardo AW139 tem vários modelos de interiores para o público de luxo. Entre eles, estão os interiores executivo, fivestar (cinco estrelas), corporativo e luxo. Seu interior, além de frigobar e ar-condicionado, tende a se diferenciar do modelo de transporte executivo por contar com acabamento amadeirado e carpete.
Muitos helicópteros não têm ar-condicionado por causa do peso e porque a temperatura diminui quando estão em voo.
Dependendo do interior escolhido, é possível transportar até 15 passageiros, além de dois tripulantes. Nos modelos de luxo, a porta é maior, e o helicóptero ainda conta com um degrau retrátil para facilitar o embarque e um bagageiro com maior capacidade que nos modelos da família AW139.
Nem todo helicóptero sai de fábrica com um interior luxuoso por padrão. Os proprietários de aeronaves podem adquirir um modelo mais simples e personalizar o interior depois.
Uma das empresas que fazem esse serviço é a Mecaer. A empresa possui em seu catálogo o interior batizado de Silens. Ele tem um isolamento acústico reforçado, que permite aos passageiros conversarem sem precisar utilizar fones de ouvido durante os voos.
Isso é um diferencial em comparação com outros helicópteros, já que, diferentemente dos jatinhos executivos, a maioria dessas aeronaves possui um nível de ruído elevado em seus interiores, dificultando a comunicação.
A Mecaer também faz a personalização de interiores com o modelo MAGnificent. O cliente pode escolher o material do interior e do estofamento.
A personalização se adapta à estrutura já presente nos helicópteros. Isso requer o mínimo de alterações, o que economiza custos e diminui o peso da aeronave em certas situações, já que não requer novas peças. A empresa não revelou o preço das adaptações de luxo.
Fonte : uol