Os correios dos Estados Unidos começam a fazer testes com caminhões autônomos. Os veículos iniciaram testes de duas semanas entregando encomendas na região sudoeste do país, num primeiro passo antes desse tipo de tecnologia ser difundida em maior escala. Será feita uma análise do aumento na eficiência dos serviços de postagem em termos de custos e economia de tempo.
Por enquanto, por uma questão de prudência, um motorista estará dentro do veículo caso seja necessário intervir se houver alguma falha do sistema e isso represente risco de acidente. Além disso, um engenheiro também irá a bordo da cabine do caminhão para ajudar numa eventual emergência.
Se tudo der certo, a experiência será um marco na história dos veículos autônomos e o início de uma nova era no ramo de transporte por rodovias. Os ensaios envolverão cinco viagens ao todo, somando 3.380 quilômetros, e 45 horas passando pelo Arizona, Novo México e Texas.
Outro aspecto importante sobre os testes dos caminhões autônomos é que o tempo e a distância que será percorrida ultrapassam os limites que um motorista comum poderia suportar. Portanto, para fazer viagens como as que serão feitas durante os experimentos seria necessário contratar mais de um condutor.
Se por um lado motoristas vão ser poupados dos riscos de viajar em condições perigosas e poderão ser reduzidos os acidentes nas estradas, por outro, centenas de milhares de empregos deverão ser cortados. A associação dos caminhoneiros dos EUA estima que, pelo menos, 174.500 motoristas deverão perder seus postos de trabalho até 2024.
Fonte : autobuzz