Nada melhor do que aproveitar as férias ou mesmo um fim de semana prolongado para fugir da rotina puxada de trabalho e fazer uma viagem em família, não é mesmo? Afinal, além de criar boas memórias e desfrutar de um tempo de qualidade com os seus filhos, você conhece novos lugares e realiza passeios inesquecíveis.
Porém, para que tudo ocorra como o desejado — e as chances de imprevistos sejam mínimas — é fundamental se planejar e decidir, com antecedência, qual será o destino e o roteiro a ser cumprido. Para ajudá-lo nessa decisão, listamos 5 opções de cidades que valem (e muito) a visita. Acompanhe!
Para começar, há a Ilhabela, que conta com mais de 40 praias, entre elas, a da Feiticeira — famosa por ser deserta e ter um visual rústico — e a do Curral — que recebe inúmeros praticantes de stand up paddle e interessados em realizar passeios de caiaque.
Entretanto, um dos atrativos que mais se destaca nela é, sem dúvidas, a famosa Ilha das Cabras — onde está localizado o Santuário Ecológico Submarino. No local, é possível ver de perto diversos animais marinhos, como as tartarugas, ter contato com vastos corais coloridos e curtir toda a beleza de uma natureza intocada e selvagem.
Bonito, por sua vez, não atrai visitantes pelo mar, mas, sim, pelos rios. Tanto é que o local é conhecido pelos diversos pontos de flutuação e mergulho, como o Abismo Anhumas, o Rio Sucuri e a Nascente Azul.
Além disso, quem visita o município de Mato Grosso do Sul ainda tem a oportunidade de explorar grutas (como a do Lago Azul e a de São Matheus) e cachoeiras (como aquelas no Parque das Cachoeiras), que são um espetáculo à parte.
Já Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é o destino ideal para quem gosta de fazer passeio de barco. Isso porque esse é o melhor meio de transporte entre as mais de 300 ilhas da região (como a Grande, a de Gipoia, a de Botinas e a de Cataguases).
Nelas, não faltam atrativos, como as praias da Lagoa Azul e do Laboratório, que são cercadas pela Mata Atlântica e contam com pontos para mergulho com snorkel, a vila do Abraão — que é uma vila de pescadores e nativos —, as cachoeiras, os pontos de pesca (a Baía da Ribeira, por exemplo) e muito mais.
Outra excelente opção para uma viagem em família é Garapari, no Espírito Santo. A razão disso é que é nesse município que está localizado o Parque Estadual Paulo César Vinha — uma das mais importantes reservas ecológicas do país.
Nele, além das trilhas que conectam a vegetação nativa à praia, é possível desfrutar de passeios de caiaque pela lagoa de Caraís, que desemboca no mar. O mergulho com snorkel também é forte na área, especialmente nas Três Ilhas e na Ilha Rasa — onde se concentram recifes e restos de embarcações naufragadas.
Fora isso, são comuns os passeios de barco e escuna, que partem diariamente da praia do Morro, permitindo uma visão privilegiada de toda a orla local.
Para finalizar nossa lista de destinos para uma viagem em família, não pode faltar Porto de Galinhas, em Pernambuco. Afinal, a região é conhecida pelas piscinas naturais que ficam na praia de mesmo nome do balneário. Nelas, é possível nadar com as crianças ao lado de diversas espécies de peixes — uma experiência única!
Mas não é só isso, já que esse lugar conta com praias, como a do Cupe e a de Maracaípe, para se aventurar em esportes aquáticos, como o surf e o kitesurf. Para completar, ainda dá para conferir de perto alguns centros de preservação da vida marinha, que são abertos ao público, como o Projeto Hippocampus.
Gostou das nossas sugestões para uma viagem em família? Então não deixe de conhecer cada uma delas e viver momentos inesquecíveis ao lado de quem realmente importa na sua vida.
Fonte: socialboats